Mulheres: Uma Força Transformadora

08 de março de 2024

dia internacional da mulher

No Dia Internacional da Mulher, homenageamos e reconhecemos as visionárias que deixaram uma marca indelével na construção. Das pioneiras da arquitetura e engenharia, às talentosas profissionais que compõem a equipe City, lembramos das mulheres que moldam nosso universo.

Acompanhe-nos nesta leitura e veja como as mulheres são uma força transformadora aqui na City.

Um legado extraordinário: desafiando limites na arquitetura e engenharia

Mulheres que transformaram a Engenharia e Arquitetura

Na City, homenageamos as mulheres que impactaram a construção. De pioneiras históricas à profissionais contemporâneas, nomes como Anna Castelli Ferrieri, Emily Warren Roebling, Enedina Alves Marques, Alaize Elizabeth Reis, entre outras, desafiaram barreiras na arquitetura e engenharia, e abriram caminhos para as gerações que vieram em seguida.

Anna Castelli Ferrieri

Anna Castelli Ferrieri foi uma arquiteta e designer italiana renomada. Uma das figuras proeminentes do design italiano no século XX, ela se formou em arquitetura na Universidade Politécnica de Milão, em 1943.

Além de sua carreira na arquitetura, Anna Castelli se destacou como designer, participando da co-fundação da empresa de design Kartell em 1949, ao lado de seu marido e outros parceiros.

Anna foi uma das primeiras a explorar e utilizar o plástico como material para móveis e produtos domésticos. Seu trabalho na Kartell incluiu a criação de peças icônicas, como a "Componibili", uma série modular de móveis de armazenamento.

Emily Warren Roebling

Emily Warren Roebling foi uma engenheira civil e uma figura crucial na conclusão da construção da Ponte do Brooklyn, em Nova York. Após a paralisia de seu marido, devido à doença da descompressão, Emily assumiu um papel ativo na supervisão da construção da ponte.

Para isso, ela estudou matemática, resistência dos materiais e engenharia estrutural para compreender os aspectos técnicos da construção.

Emily Warren Roebling é lembrada como uma pioneira e uma figura inspiradora na história da engenharia, que superou desafios significativos para contribuir para a realização de uma das mais emblemáticas pontes do mundo.

Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi a primeira engenheira negra do Brasil. Ela se formou em Engenharia Civil em 1945, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Ao longo de sua trajetória, Enedina colaborou com inúmeras obras significativas no Paraná. Uma delas foi a Usina Capivari-Cachoeira, que é a maior central hidrelétrica subterrânea do sul do Brasil, e atualmente é conhecida como Usina Governador Pedro Viriato Parigot de Souza.

Sua biografia nos conta o quanto ela precisou ser firme para conquistar o espaço que era dela por direito.

Alaíze Elizabeth Reis

Alaíze Elizabeth Reis é engenheira civil perita e idealizou e fundou o Instituto Feminino de Engenharia (IFE), conhecia como a primeira entidade de classe formada por mulheres engenheiras.

O projeto foi criado com o objetivo principal de incentivar e impulsionar o crescimento do setor, bem como apoiar cada vez mais a ocupação dos espaços pelas mulheres, nas mais diversas áreas da construção civil.

Além destas, existem diversas outras mulheres inspiradoras, que não desistiram de seus objetivos e alcançaram conquistas significativas, não só para suas próprias trajetórias, mas também para todas as mulheres que vieram depois delas.

Construindo o presente e moldando o futuro

Prezando sempre pela diversidade em nossas ações, temos orgulho de afirmar que 90% da nossa equipe é composta por mulheres. Em nosso dia a dia, enxergamos que cada uma, em sua singularidade, tem uma força que transforma e contribui para que moldemos um futuro extraordinário na construção e incorporação.

Por isso, neste Dia Internacional da Mulher, celebramos não apenas estas forças, mas também a harmonia que surge quando talentos diversos se unem.

Confira a nossa homenagem às mulheres que transformam nossos resultados com o seu empenho, trabalho e força!

Dia Internacional da Mulher na City: construindo estruturas, oportunidades e igualdade

Nosso compromisso com a diversidade é mais do que uma declaração; é, de fato, presente em nossa equipe.

Assim, desejamos que todas as mulheres tenham um dia Extraordinário, e, mais do que isso, que seus talentos sejam sempre reconhecimentos por onde quer que passem. Feliz Dia Internacional da Mulher!