25 de abril de 2025
O que o design de hotéis de luxo pode ensinar ao ambiente corporativo? Com o avanço do home office e do modelo híbrido, surge uma nova proposta: o Workspitality, que une produtividade, bem-estar e espaços inspiradores.
A pandemia de Covid-19 reacendeu formas alternativas de trabalho, impulsionadas pelas necessidades de cuidado da época. Com o distanciamento e o isolamento social como medidas para conter o avanço do vírus, empresas ao redor do mundo adaptaram suas rotinas presenciais para o trabalho remoto. O home office passou a fazer parte do dia a dia a partir de 2020 e foi sendo flexibilizado conforme a pandemia recuava.
Casas e apartamentos precisaram ser adaptados para acomodar uma nova rotina doméstica que incluía o trabalho. Mesmo após a flexibilização total, muitas empresas mantiveram o modelo híbrido. Para atender essa demanda, o mercado imobiliário evoluiu, oferecendo plantas inteligentes que já preveem espaços adaptáveis para o home office.
Mas para além das adaptações em casa, as empresas também precisaram repensar o design dos ambientes corporativos para receber de volta os trabalhadores que passaram os últimos anos em regime remoto.
Foi nesse cenário que surgiu o conceito de Workspitality, adotado inicialmente por empresas europeias e norte-americanas. A proposta une o ambiente de trabalho à hospitalidade, com espaços desenhados para incentivar um desempenho mais focado e eficiente, equilibrado com pausas estratégicas e áreas de descompressão.
Neste artigo, você vai entender como essa tendência está transformando a forma de trabalhar — e impactando os resultados das empresas.
Inspirado na experiência hoteleira, com espaços de convivência acolhedores, o Workspitality propõe um ecossistema de trabalho inovador. Áreas comuns do empreendimento, muitas vezes a poucos andares de distância, são transformadas em ambientes de descompressão e conexão.
A ideia é estimular pausas estratégicas e mudanças de ambiente que fomentem o networking e a inspiração. Esses novos hábitos são incentivados por espaços que convidam a uma rotina equilibrada, voltada para a eficiência, mas com uma abordagem mais leve e humana.
Ambientes modernos em equilíbrio com texturas naturais e vegetação são características marcantes do conceito. Além disso, os espaços de convivência promovem a troca entre profissionais, onde cada detalhe é pensado para ser agradável e equilibrar o trabalho com momentos de pausa.
Segundo pesquisadores da West University of Timișoara, pausas de 10 minutos podem melhorar o foco e reduzir a fadiga dos trabalhadores. A meta-análise considerou mais de 20 estudos e 19 artigos desenvolvidos nos últimos 30 anos, abordando a rotina de trabalho e o desempenho cognitivo.
Em publicação de 2022 para a revista PLOS One, os pesquisadores apontaram que pausas estratégicas aumentam a flexibilidade cognitiva e o desempenho criativo. Ou seja, ajudam a manter o foco e favorecem tarefas que exigem atenção.
Para o profissional, isso significa uma rotina de trabalho mais leve, com menos erros e mais concentração. Para a empresa, representa equipes mais eficientes, metas alcançadas e um ambiente saudável que atrai novos talentos e fortalece o sentimento de pertencimento.
Muito além de criar ambientes acolhedores, o Workspitality supera os espaços corporativos tradicionais, sem personalidade, ao propor um novo ecossistema que estimula a conexão e inspira uma performance mais equilibrada e produtiva.
Mais do que ambientes de descompressão, a City Soluções Urbanas se une pela terceira vez à Pininfarina para trazer, com exclusividade para Goiânia, o conceito de Workspitality.
O City Corporate foi projetado para inspirar negócios de alta performance, com um design sofisticado assinado pela Pininfarina.
Em breve, mais informações nos canais oficiais da City Soluções Urbanas.
Mensagem enviada com sucesso,
entraremos em contato em breve!